Valor do frango e porco sobem e preço pode não abaixar

A disparada do preço da carne bovina após a abertura das exportações para a China aumentou o preço do frango e do porco também. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), informa que os valores podem não voltar ao que era visto antes.

A alta dessas outras carnes também deve se intensificar com as festas de final de ano e seguir ao longo do primeiro semestre do ano que vem, segundo Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

Conforme os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, o preço do boi gordo em São Paulo subiu em média 35,5% em novembro em relação a outubro, o do porco avançou 13,3% e o do frango congelado, 17,8%.

A produção, porém, não vai acompanhar a alta, segundo Santin. O aumento na produção deve ser entre 1% e 2%, afirma. “Vai ser uma pressão [no preço] bem forte agora, nos períodos de festa de fim de ano, quando as pessoas consomem mais, compram mais para seus churrascos, suas festas, mas ela continua pelo menos até a metade do ano que vem”, afirma.

“Porque você não tem oferta maior que possa suprir esse aumento de exportação.” Ainda assim, o diretor afirma que não há risco de desabastecimento desses produtos no Brasil.

(Texto: Jéssica Vitória com a Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *