Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta sexta-feira (20), mostra que o turismo brasileiro gerou 24.902 empregos formais nos 12 meses até outubro deste ano. O aumento foi de 330% em relação ao período.
No mês de outubro o turismo brasileiro gerou 1.630 postos de trabalho formal, totalizando um estoque de 2.962.951 trabalhadores nos serviços turísticos. Do total de 39.178.133 empregados registrados com carteira assinada em todas as atividades produtivas no mês, segundo o Caged, o estoque dos que trabalham no turismo correspondeu a 7,6%.
Já em relação à distribuição da ocupação, em outubro as atividades de hospedagem e alimentação concentraram mais de 1,9 milhão de empregados, cerca de 66,1% do contingente de trabalhadores no setor, seguidas de transporte de passageiros, com 833,2 mil, 28,1% do total. As atividades de cultura e lazer e agentes de viagens representaram, juntas, 5,7%.
Segundo o economista da CNC responsável pela pesquisa Antonio Everton, o emprego do turismo tem sido influenciado também pelo aumento da demanda das atividades ligadas aos serviços tradicionais de cultura e lazer, assim como de transporte aéreo. A informações são da Agência Brasil.
(Texto: Karine Alencar)