Crescimento no setor deve ser de 3%, considerado moderado no ano
Mesmo com a estimativa de que o setor supermercadista finalize o ano com um crescimento de aproximadamente 3%, em Campo Grande empresários do setor continuam inaugurando lojas e se consolidando no mercado mesmo com o novo cenário econômico provocado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), um dos fatores que podem prejudicar na obtenção de melhores resultados no fechamento do ano, são os preços dos itens da cesta básica.
Segundo Edmilson Veratti, presidente da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os resultados obtidos no início da pandemia principalmente quando se observam o volume de vendas, não foram mantidos nos meses decorrentes, mesmo assim, o setor espera um crescimento anual de 3,47% o que para ele, é um índice moderado.
“Tivemos um aumento no inicio da pandemia (Março) pois os consumidores anteciparam suas compras com medo de desabastecimento. Hoje estamos com um crescimento de 3,47% no acumulado de 2020, ou seja, um crescimento bem moderado. Esperamos então que feche o ano com esta média de crescimento de 3%”, pontuou ele, que completa afirmando que o aumento nos preços cobrados pelos itens da Cesta básica pode ser um dos fatores que prejudiquem os resultados deste ano, já que tendem a diminuir o poder de compra da população e reduzor o consumo das famílias.
O titular da associação explica que as inaugurações que estão acontecendo durante a pandemia, foram possibilitadas porque muitas já estavam sendo planejadas anteriormente e com os projetos e produtos até mesmo comprados, elas não tiveram o impacto da pandemia.
“ São projetos que já estavam em andamento antes da pandemia, então, eles foram mantidos pois já estavam contratados e algumas coisas já pagas. Nos bairros, os consumidores da nossa Capital sempre tiveram uma facilidade em fazer compras devido o grande números de lojas. Esta realidade que cada bairro tem um mercado sempre existiu”, pontuou ele, destacando que as novas contratações minimizam os impactos provocados pelos colaboradores que estão afastados por serem do grupo de risco para Covid-19.
Durante a webinar de divulgação do Ranking Abras/SuperHiper 2020 que aconteceu no mês de junho deste ano. O presidente da entidade nacional, João Sanzovo Neto comentou que no ano passado, o setor atingiu um crescimento nominal de 6,4% na comparação com 2018 e que gerou mais de 28,7 mil empregos.
“2019 foi muito significativo para o setor supermercadista, que registrou faturamento de R$ 378,3 bilhões, um crescimento nominal de 6,4% em relação ao ano anterior (2,5% real). Fomos responsáveis por 1,8 milhão de empregos diretos, e uma geração de 28,7 mil postos de trabalho. Dados que mostram a força de um dos setores mais representativos da economia brasileira, responsável por 5,2% do PIB (Produto Interno Bruto)”, revelou.
Neste ano, uma das redes que está apostando na expansão do seu número de lojas é a Rede de Supermercados Nunes, que somente no mês de agosto inaugurou a sua 6ª unidade em Campo Grande, localizada na avenida três barras, 1062—Vilas Boas. Para o empresário Eder Luiz, proprietário de rede que proporcionou mais de 65 empregos diretos, inaugurar uma loja em tempo de pandemia representa o sentimento de dever cumprido ao possibilitar que os consumidores comprem produtos de qualidade próximo de suas residências.
“A razão de escolhermos esta região para implantarmos uma loja, foi exatamente porque na região não tem supermercados por perto. O sentimento que tenho é de dever cumprido por levar uma loja de supermercado completa para os clientes. Ainda neste momento de pandemia é muito importante destacarmos o pedido para que as pessoas se cuidem e respeitem o isolamento social, mas caso precise ir ao supermercado lembre-se que agora nós temos um bem pertinho de você ”, destacou.
Depois de que o Walmart fechasse as portas no dia 10 de novembro do ano passado, muitas especulações foram realizadas sobre qual a loja ocuparia o seu lugar. Prestes a inaugurar a unidade na Capital no dia 17 deste mês, o grupo Sam’s club cuja unidade estará localizada na avenida Mato Grosso, 1959 – Cruzeiro. O local é um dos novos empreendimentos que prometem oferecer aos consumidores acesso a marcas premium, de marcas conhecidas como Levi’s®, Timberland, Fila, entre outras; nos itens de cuidados pessoais,estão: Alphaparf e Aussie. Além do que há de mais novo e inusitado no universo tecnológico, lançado pelas marcas JBL, Oster, Hamilton Beach; além de utilidades domésticas e decoração, entre outros artigos exclusivos.
Como clube de assinatura, somente terão acesso à compra dos produtos quem se tornar sócio por meio do pagamento de uma anuidade no valor de R$ 75,00, custo que é rapidamente revertido em economia e rendimento em suas cestas de compras. A associação ao Sam’s Club possui validade de 12 (doze) meses, podendo ser renovada ao final deste período, e também dá o direito ao sócio de realizar compras nos 31 clubes presentes no Brasil, e demais unidades mundo afora.
Assai investiu mais de R$ 58 milhões em nova unidade
Vale lembrar ainda, que com investimentos de R$ 58 milhões, a rede Assai Atacadista, inaugurou no dia 30 de abril, a sua terceira loja no Estado, localizada na avenida Duque de Caxias, nº 3200. Sem contar a etapa de obras, a nova unidade gerou cerca de 600 empregos, entre diretos e indiretos. Devido ao risco de propagação do novo coronavírus, a inauguração do local aconteceu com os cuidados com a higienização de carrinhos de compras e demais pontos de contato na unidade foram redobrados. No interior da unidade, a área dos caixas ganhou painéis de acrílico e marcações no piso que sinalizam a distância recomendada entre clientes nas filas. Ainda os colaboradores foram orientados sobre a prevenção e receberam equipamentos de proteção individual.
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(Texto: Michelly Perez)