Restaurantes de shoppings sobrevivem pelo delivery na Capital

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Empresários dizem que sistema ajuda mas não salva o segmento

Com o setor de bares e restaurantes impedidos de abrir ao público por sete dias, a única alternativa tem sido trabalhar com delivery. A realidade, que já vem sendo vivida pelos estabelecimentos em diversos shoppings de Campo Grande desde o início da pandemia, agora se intensificou. No entanto a medida ajuda, mas não salva os restaurantes.

No Shopping Campo Grande, por exemplo, estão em funcionamento para delivery o Suco Bagaço, Bio Mundo, Café Du Centre, Quiosque Mr. Pretzels, Moagem, Madero, Outback, Quiosque Oakberry, Quiosque Nutty Bavarian, Mr. Cheney. O Quiosque Boali também estará disponível para entrega, Cacau Show, Quiosque Havanna, OX Steak, MC Donald’s, Roasted Potato, Bob’s, Vivenda do Camarão, Quiosque BBK e Chiquinho Sorvetes.

Já no Pátio Central existem dez estabelecimentos, sendo que quatro optaram pela entrega, que são Trattoria 67 (massas e risotos), Subway, 3 Capones (espetos grill) e Grão Expresso (café).

Para o proprietário do Trattoria 67, Álvaro Pereira, mesmo que essa seja a única forma de trabalhar, não salva o restaurante. “Vale lembrar que o delivery é um complemento, não salva a operação, porque estamos instalados para vender balcão, pois o custo fixo é para essa finalidade, custos de shopping e instalações da loja foram projetados para vendas presenciais, em que, se fosse somente para delivery, desde o aluguel, o número de funcionários e instalações seriam outros. Para conseguir vender, tem que abrir mão da margem de lucro, pois o consumidor está descapitalizado e estão cada vez mais atrás de promoções”, ressalta.

No Shopping Bosque dos Ipês, a lista ainda não foi atualizada. No entanto, na visão da presidente da Associação de Lojistas do shopping, que também é proprietária da lanchonete Bob’s do local, Chadia Chami, foi preciso dar mais atenção para esta modalidade de entrega.

“Já trabalhávamos com delivery antes da pandemia, mas, quando houve o primeiro fechamento no ano passado, tivemos de investir e dar mais atenção ao delivery. Muita coisa mudou, como a forma de pagamento, por exemplo. Antes eu não trabalhava com carteiras digitais e hoje trabalhamos com todos os tipos, inclusive com o Pix. O cliente pode pedir via WhatsApp, pagar pelo Pix e receber o produto. Ou se preferir, pode pedir pelas plataformas de delivery”, explica.

No Norte Sul Plaza, 13 estabelecimentos do ramo estão trabalhando com entrega. O Mini Kalzone, Mr. Pretzels, Spoleto, Chiquinho Sorvetes, Roasted Potato, Ranghoo’s, Subway, Mr. Bacoon, Mistura Grill, Cacau Show, Brasil Cacau, MC Donald’s e Bob’s.

Potencial

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS), Daniela Dias, com essa antecipação de feriados que constam no decreto, os deliveries podem ter sido uma forma de conciliar as necessidades, mas não o suficiente para impedir uma queda no faturamento.

“Foi uma forma de, de repente, conciliar a questão das necessidades de consumo, mas também com alguma parte das necessidades empresariais. É suficiente para impedir uma queda de faturamento? Não! Mas para amenizar pode, sim, se demonstrar como um grande potencial tanto no ano passado e agora neste momento também”, finaliza.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *