A imprensa chinesa informou ontem (13) que uma amostra de carne de frango importada do frigorífico Aurora, de Santa Catarina, testou positivo para o novo coronavírus. A situação, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ainda não havia sido comunicada oficialmente pelas autoridades chinesas, mas ressaltou que os produtos produzidos obedecem a protocolos rígidos para garantir a saúde pública.
Mesmo assim, os produtores de Mato Grosso do Sul temem que a ação possa dificultar as próximas negociações, o que poderia provocar uma redução no número de exportações, já que a China é um dos principais compradores do produto brasileiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, o município de Shenzhen informou que apenas uma amostra apresentou resultado positivo, e mesmo assim todos os funcionários que tiveram contato com a carga e seus familiares passaram por exames, mas sem nenhum contaminado.
“Foi publicada nota no site do município de Shenzhen, província de Guangdong, com informações da autoridade sanitária local sobre uma suposta detecção de ácido nucleico do coronavírus na superfície de uma amostra de asa de frango congelada, oriunda de um lote importado do Brasil.