Detran-MS habilita primeiro condutor de Mato Grosso do Sul pela CNH do Brasil
A procura pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação) alcança números expressivos em todo o País. Desde o lançamento do novo modelo, quase 2 milhões de brasileiros iniciaram o processo de habilitação por meio do aplicativo CNH do Brasil. Conforme dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), até a quinta-feira (1°), foram feitos mais de 1,8 milhão de requerimentos para carteira nacional de habilitação.
O número supera o modelo tradicional: no mesmo período, foram feitas 57 mil solicitações diretamente nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). No novo modelo, o pedido de abertura de requerimento é o primeiro passo para a obtenção da CNH.
São Paulo lidera o ranking de solicitações, com mais de 320 mil pedidos, seguido por Minas Gerais, com 193.144, e Rio de Janeiro, com 168.468 pedidos.
Modernização
O aplicativo CNH do Brasil avançou na modernização dos serviços de trânsito e facilitou o acesso para os novos condutores, permitindo que o usuário possa iniciar seu cadastro, acompanhar as etapas e consultar o andamento da solicitação de forma 100% digital.
Entre os serviços mais acessados pelos usuários está o curso de formação para condutores, que conta com aulas em formato de textos, podcasts e vídeos, incluindo simulados, banco de questões e materiais complementares. Mais de 1,5 milhão de brasileiros já acessaram o curso e mais 600 mil concluíram a formação e obtiveram o certificado de condutor.
Além disso, o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito chega a mais de 110 mil inscritos. Desses, 47.658 pessoas obtiveram o certificado que permite a atuação de forma independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas tradicionais.
Recorde
O início do novo processo para obter a CNH mudou a rotina dos brasileiros que sonham com a primeira habilitação. Desde o lançamento do programa, o aplicativo CNH do Brasil já contabiliza mais de 7,4 milhões de usuários.
Agora, além de abrir o requerimento pelo celular, o candidato pode realizar o curso teórico gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes, assistir às aulas no próprio aplicativo e acompanhar todas as etapas até os exames presenciais. O sistema permite que o usuário faça todo o procedimento inicial de forma digital, desde o cadastro até o agendamento dos exames práticos.
Para o ministro Renan Filho, o volume de acessos e de pessoas fazendo o curso teórico são a prova de que o modelo anterior para retirada da CNH era excludente e inatingível para a maioria dos brasileiros. “O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida”, afirma.
CNH Brasil em MS
Nascido e criado em área rural, o trabalhador Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos, tornou-se o primeiro condutor de Mato Grosso do Sul a ter a permissão para dirigir pelas novas regras da CNH do Brasil. A experiência do candidato sul-mato-grossense integra a etapa piloto conduzida pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que agora avança na liberação de agendamentos para exames teóricos e práticos de novos candidatos.
O instrutor Celso Serafim, explicou que as autoescolas estão se adaptando às novas regras, realizando a cobrança proporcional, considerando a hora-aula e o aluguel do veículo para o exame prático.
“É uma alegria muito grande. Pela graça de Deus, consegui conquistar a CNH, algo que eu já queria há bastante tempo. Antes era mais difícil, mas agora, com esse processo mais acessível, fui atrás e consegui rápido. Confesso que no dia do exame fiquei mais tenso do que nas aulas, mas deu tudo certo. Essa conquista representa independência: poder resolver as coisas da fazenda, fazer compras e, principalmente, ter mais tranquilidade no dia a dia. Sou muito grato a Deus por esse momento”, expressou Bruno Amorim.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram