Os portos do Centro-Oeste apresentaram uma alta de 25% na movimentação de cargas em 2021, se firmando como a região que mais cresceu no Brasil. Conforme os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), 3,9 milhões de toneladas de carga foram transportadas no ano passado – e Mato Grosso do Sul lidera o ranking.
Mesmo com parte de sua operação afetada pela seca do Rio Paraguai, o Terminal Privado da Granel Química Ladário movimentou um milhão de toneladas, um aumento de 171,4% no comparativo. Outro destaque foi o Porto Gregório Curvo, também em MS, com crescimento de 16%.
O minério foi o principal responsável pelas altas no número, com a comercialização de 2,8 milhões de toneladas – 43% a mais. Em segundo lugar, aparecem as sementes e frutos, com 851 milhões de toneladas. Os dados completos estão disponíveis on-line.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o setor continua crescendo mesmo com o cenário de pandemia da COVID-19. “Os portos não são mais gargalos. Esses nós logísticos, na verdade, estão tendo capacidade de recepcionar e distribuir a carga. Operam cada vez com mais eficiência, apresentam resultados cada vez melhores”, afirmou.
(Fonte: Brasil 61)