Plataforma que conecta produtores rurais conta com 3,36% de sul-mato-grossenses

A conectividade e a modernização no campo têm se mostrado cada vez mais eficazes, conectando produtores rurais a uma só rede e facilitando seus processos. Prova disso é a plataforma Orbia (www.orbia. ag), criada em 2020, sendo o maior marketplace do mercado agrícola brasileiro. Dos cerca de 170 mil usuários, 3,36% são de Mato Grosso do Sul. No Estado, 41% das culturas de soja são feitas pela plataforma, 33% de cana e 17% do milho.

Conforme o CEO da Orbia,Ivan Moreno, o site serve para incluir toda a jornada do produtor rural em um só local. “Em 2020 nós trabalhamos para facilitar ainda mais toda a jornada de compra e comercialização do produtor rural. Uma novidade é a possibilidade de comprar insumos agrícolas para a produção e pagar com os grãos, que é a chamada relação de troca, ou barter. Dessa forma, contemplamos em uma única plataforma toda a jornada do produtor rural, da compra do insumo, passando pelo manejo, até o momento da venda”, ressalta.

Ainda de acordo com Moreno, essa é a primeira plataforma do país a oferecer esse tipo de funcionalidade, tendo como parceiro a Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do mundo, para a originação dos grãos.

Como utilizar?

O registro no site é gratuito. O produtor rural pode acessar o site, buscar por produtos e realizar a compra de seus insumos diretamente pela internet. Segundo Moreno, a compra pode ser concluída tanto com boleto e cartão de crédito como por meio de crédito de instituições financeiras que estão plugadas na Orbia. Além disso, a compra pode gerar pontos para o produtor rural, podendo ser utilizados para resgatar mais de 700 opções de produtos e serviços agrícolas na seção de fidelidade, e já foram movimentados mais de 10 bilhões de pontos.

Brasil

A Orbia faz parte de 22 estados e no Distrito Federal. A base de produtores rurais cadastrados na plataforma representa cerca de 70% da área plantada do país. São pequenos, médios e grandes produtores.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *