A Liquigás (divisão de gás de cozinha da empresa) foi vendida ontem (06), por R$ 3,7 bilhões, pela Petrobras. O comprador é um consórcio formado pela Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás Butano. A Copagaz é a líder do consórcio, com 80% de participação.
Em nota, a estatal informou que a transação ainda será submetida à aprovação dos órgãos competentes da Petrobras. “Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”, afirmou.
O valor é superior aos R$ 2,8 bilhões negociados há mais de 1 ano com o grupo Ultra. Na época, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou a venda.
O órgão antitruste alegou que o negócio resultaria na concentração do mercado de gás. Caso a venda tivesse sido finalizada, a Ultragaz responderia por mais de 40% das vendas em vários Estados do país.
A Liquigás foi fundada em 1953. Está presente em 25 Estados brasileiros. Possui infraestrutura logística única, com 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário, além de uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do site Poder360)