Número de construtoras na Capital avançou quase 500%

CONSTRUÇÃO CIVIL
VALENTIN MANIERI

Em nove anos volume de empresas no setor cresceu de forma rápida

O número de estabelecimentos de serviços especializados em construção cresceu 489%, saindo de 34, em 2010, para 200, em 2019 na Capital. No ano passado, em plena pandemia, um novo crescimento, de 9,5%, fechando 2020 com 219 empresas.

De acordo com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), são empresas especializadas em partes de edifícios ou obras de infraestrutura, como: a preparação do terreno para construção, a instalação de materiais e equipamentos necessários ao funcionamento do imóvel e as obras de acabamento.

Já os estabelecimentos referentes a arquitetura e engenharia passaram de 56 para 247 no mesmo período, uma expansão de 341%. Em 2020 foram adicionadas mais 37 empresas do segmento, passando a 284. Os dados que integram o estudo são da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). A Secretaria estima que em 2021 o setor da construção civil deve ser o principal gerador de empregos no Estado.

Crescimento

O movimento progressivo do cenário se dá por um motivo muito otimista, a priorização de fornecedores locais para a execução de projetos. A prática já é habitual para a HVM, que já conta com cinco empreendimentos, somente nos últimos três anos.

Entre os empreendimentos já entregues pela incorporadora estão o Belvedere e o Vertigo Premium Studios. Em andamento seguem o NEO e o Três Meia Zero, além do recém- -lançado Maya. Apesar das diferenças de cada um, a execução de todos é levada pela mesma tônica, prestigiar e fomentar a economia local.

Um deles, o Vertigo, apoiado nessa premissa de fornecimento, foi o primeiro empreendimento de Mato Grosso do Sul a conquistar o certificado Um deles, o Vertigo, apoiado nessa premissa de fornecimento, foi o primeiro empreendimento de Mato Grosso do Sul a conquistar o certificado AQUA-HQE, que avalia e reconhece construções sustentáveis, e de acordo com o gerente de Incorporação, Bruno Viana, essa conquista que fez o olhar da empresa se voltar ainda mais para esse critério. (Texto: Rosana Siqueira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *