Uma estimativa divulgada pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), revela que entre outubro de 2018 e maio de 2019, o Brasil registrou aumento nas importações de azeite de 14%, que equivale a 61,9 mil toneladas. Atualmente o país é um dos principais importadores do produto e apresenta número maior que na temporada passada.
No mesmo período, o Japão (23%) e China (15%) foram os únicos que registraram crescimento percentual maior em relação ao período anterior, de 2017 a 2018. Ainda de acordo com o COI, a importação de azeitona também está em alta no Brasil. Entre setembro de 2018 e maio de 2019, entraram no país 89,1 mil toneladas de azeitona, um aumento de 11%.
A Presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), principal entidade ligada ao azeite no Brasil, Rita Bassi acredita que o aumento de consumo é um reflexo da conscientização da população sobre os benefícios do azeite à saúde. “Além de seu sabor, o azeite é um importante aliado no combate a doenças, colesterol e na perda de peso. Um de nossos objetivos enquanto associação é disseminar informações sobre esses benefícios, e isso têm impactado no consumo. Hoje, boa parte dos brasileiros sabem que azeite e saúde caminham lado a lado”.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Agrolink)