Ação nacional reúne mais de 160 instituições financeiras e permite acordos com descontos e parcelamentos
Consumidores com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados e outras modalidades bancárias têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa reúne mais de 160 bancos e instituições financeiras, com apoio do Banco Central, da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e dos Procons estaduais e municipais.
A ação permite renegociar débitos diretamente com os bancos e financeiras, tanto nos canais oficiais das instituições quanto pela plataforma Consumidor.gov.br, que oferece um ambiente gratuito e seguro de mediação entre consumidores e empresas. Para utilizar o serviço, é necessário possuir conta Prata ou Ouro no portal Gov.br.
Podem ser renegociadas dívidas em atraso que não tenham bens dados em garantia, como imóveis ou veículos, e que ainda não estejam prescritas. Financiamentos de automóveis, motocicletas e imóveis não fazem parte do mutirão.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as condições oferecidas incluem descontos, parcelamentos e juros reduzidos. O objetivo é permitir que os consumidores endividados reorganizem suas finanças e evitem a inadimplência prolongada. “Para as pessoas superendividadas, o fluxo de negociação é diferente, pois exige maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para a criação de um plano de pagamento”, informou a entidade.
Quem preferir também pode buscar atendimento presencial nos Procons que aderiram ao mutirão, com orientação e auxílio para realizar os acordos nos canais digitais dos bancos.
A lista de instituições participantes e os detalhes da ação estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban. Outra alternativa é acessar o site, selecionar a instituição desejada e enviar o pedido de negociação, a empresa tem até dez dias para responder.
O consumidor pode ainda consultar o Registrato, sistema do Banco Central que reúne informações sobre dívidas e operações de crédito em seu nome.
Para quem possui débitos fora do sistema financeiro, o Feirão Serasa Limpa Nome também segue em andamento, com possibilidade de quitação de dívidas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia e instituições de ensino, inclusive nas agências dos Correios participantes.
*Com informações da Agência Brasil
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram