Nesta quarta-feira 25, o Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 2,4 milhões designados a 79 municípios, referentes as parcelas de janeiro e fevereiro de 2020, a fim de apoiar o atendimento das famílias e indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade e risco social. O recurso vem do Fundo Estadual de Assistência Social, gerido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
“Esses recursos foram liberados para os 79 municípios do Estado. Neste momento estamos adotando uma excepcionalidade e liberando os recursos até mesmo para aqueles municípios que ainda necessitavam de entregar uma ou outra documentação. É um dinheiro que vai diretamente para os municípios e que beneficia o cidadão de forma contundente, por meio de ações do próprio município e também de organizações, como por exemplo, asilos, casas de recuperação e entidades que atendem crianças e adolescentes”, destacou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.
Somente em 2020, por meio de transferências do fundo estadual para fundos municipais de assistência social, o Governo do Estado, via Sedhast, vai liberar mais de R$ 18 milhões em recursos. Mais de 600 organizações da sociedade civil realizam trabalhos nos municípios do estado com esses recursos.
(Texto: Karine Alencar com a Assessoria)