Recurso vai atender público cadastrado no Programa Nacional de Reforma Agrária
Já é oficial, por meio de assinatura de contrato, que 292 mulheres do Assentamento Santa Mônica, em Terenos, serão contempladas com um crédito de R$ 5 mil, no intuito de gerar renda às famílias do lugar. Todas essas mulheres são beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e titulares de um lote.
Para receber o valor, cada uma precisou apresentar um projeto produtivo para ser executado no lote em que é titular. Esses projetos foram acompanhados pelos técnicos da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
O recurso fornecido pelo governo federal, tem como maioria dos projetos voltados à atividade leiteira, implantação de hortas e criação de galinhas.
O assentamento engloba 166 famílias do MST, 87 famílias da CUT e 461 famílias da Fetagri, conforme informado pela técnica de campo da Agraer, Rosimeire Taniguchi, que acompanhou o processo elaboração dos projetos e habilitação para o crédito do Fomento Mulher
O secretário Jaime Verruck, Semagro, participou da assinatura do contrato e na ocasião, reforçou o compromisso da administração estadual em estimular a produção e a atividade da agricultura familiar em MS, além de valorizar a capacidade empreendedora da mulher sul-mato-grossense. “Temos um crédito total de R$ 1,460 milhão que vai movimentar a economia da região e incrementar a renda das famílias do assentamento Santa Mônica”, comentou.
O evento também teve participação do diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Humberto César Mota Maciel; do superintendente do Incra, Antonio de Castro Vieira; do prefeito de Terenos, Donizete Barraco e do diretor-presidente da Agraer, André Borges.
(Texto: Izabela Cavalcanti)