Mato Grosso do Sul acumulou um saldo de US$ 2,264 bilhões na balança comercial, de janeiro a setembro deste ano, segundo informações da Carta de Conjuntura do Setor Externo, publicada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Diante desse saldo, o destaque maior é para o crescimento nas exportações de celulose, milho, carne bovina e algodão. A celulose se mantém como primeiro produto no assunto exportações, representando 37,8% do total exportado em termos do valor. Também registrou aumento nos valores negociados, com 7,99% e em volume, com 7,39%, em relação ao mesmo período do ano passado.
A expansão nas exportações de milho tiveram 337,15% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. “Tivemos uma safra recorde de 12 milhões de toneladas e o governo fez uma flexibilização, permitindo o aumento das vendas externas. O resultado foi que nós estamos exportando mais de 1,6 milhão de toneladas neste ano, com crescimento substancial em relação à produção e às exportações do ano passado”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.
O acumulado de janeiro a setembro também teve como destaque o aumento nas exportações de carne bovina e do algodão. “A carne bovina teve um crescimento de 20,76% em relação ao ano passado. Ainda há espaço para crescer e isso deve ocorrer em função da habilitação de frigoríficos para o comércio com os Estados Unidos, Japão e China. No algodão, nós tivemos uma excepcional safra. O volume de exportações ainda é pequeno relação às outras culturas, mas o crescimento foi significativo, de 17%. Isso mostra o Estado muito bem posicionado no mercado internacional”, explicou o secretário.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)