O mercado reduziu de 3,40 % para 3,25% a estimativa para a inflação de 2020, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O dado consta no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (10), elaborado a partir da opinião de analistas ouvidos pelo BC (Banco Central) na semana anterior.
É a 6ª redução consecutiva da projeção. O valor está abaixo do centro da meta de 4% estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), com tolerância de 1,5 p.p. (ponto percentual) para mais ou para menos. Em janeiro, a inflação desacelerou para 0,21%.
Já as estimativas do PIB (Produto Interno Bruto), da taxa de câmbio e da Selic (taxa básica de juros) para o fim de 2020 não sofreram alterações. A projeção do PIB se manteve em 2,3%, a expectativa do preço do dólar em R$ 4,10 e a Selic em 4,25%.
Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros (Selic) de 4,5% para 4,25% ao ano. Com a decisão, os juros renovam o nível mais baixo da história.
(Texto: Agência Brasil)