O setor de franquias movimentou 6.8 bilhões de reais em 2025 e a expectativa é que esse número aumente em 2026.
Mato Grosso do Sul tem se destacado na economia nacional, atraindo olhares de investidores que tem visto potencial nas terras sul-mato-grossense. Além do agro, o Estado tem sido solo fértil para a chegada de novas franquias em território sul-mato-grossense, é o que indica um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) que mostra que o Estado movimentou mais de 980 milhões de reais e alcançou o número de 2.853 franquias em operações. Os números mostram um aumento de 7,8% na faturamento das unidades e 2% na expansão das franquias pelo Estado em relação ao ano interior.
Os resultados colocaram o Mato Grosso do Sul como uma das praças mais competitivas do Centro Oeste, totalizando 6,8 bilhões de reais em faturamento, um crescimento de 9,3%. Isso faz com que outros investidores busquem acessar o comércio regional devido a crescente na economia do Estado que tem expandido.
Entre os principais setores está o de serviços automotivos, alimentação e entretenimento/lazer que tiveram um crescimento de 25% em comparação há 2024. No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 2.761 novas franquias durante o primeiro trimestre do ano, com destaque para o setor de beleza e bem-estar que em seis meses, registraram 440 novas franquias no Estado.
Só na Capital, são mais de duas mil franquias potencializando o cenário econômico regional, abrindo portas para outros investidores. O modelo de franquias permite que investidores operem negócios já testados no mercado, utilizando marcas conhecidas e processos padronizados. Redes como McDonald’s, O Boticário e Cacau Show são exemplos desse formato, que segue se expandindo e fortalecendo a economia sul-mato-grossense.
Ian Netto