Mato Grosso do Sul lidera redução no consumo de energia em agosto

Foto: Nilson Figueiredo
Foto: Nilson Figueiredo

O consumo de energia elétrica no Brasil registrou queda de 1,4% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 66.632 MW médios (megawatts médios), de acordo com levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Entre os estados, Mato Grosso do Sul apresentou a maior retração, com redução de 8,8%, seguido por Amapá (-8,6%), Goiás (-4,5%) e Rondônia (-4,5%).

Na contramão, Acre (12,1%), Maranhão (7,2%) e Piauí (4,4%) registraram os maiores crescimentos no consumo durante o período.

A CCEE avalia dois ambientes de mercado, no regulado atendido pelas distribuidoras locais, a demanda chegou a 37.333 MW médios, queda de 1,2% em relação a 2024. Já no mercado livre, em que empresas podem escolher seus fornecedores de energia, o consumo foi de 29.299 MW médios, com retração de 1,7%.

Segundo a Câmara, a diminuição observada ao longo de 2024 está relacionada às temperaturas mais amenas do outono e inverno, que reduziram o uso de equipamentos de refrigeração, como ar-condicionados e ventiladores. O crescimento em agosto, de 1% em relação a julho, reflete a aproximação da primavera e o impacto de variações climáticas já registradas no mês.

Setores da economia

Entre os 15 ramos analisados pela CCEE, o setor de Saneamento foi o que mais cresceu em agosto, com alta de 2,9%, seguido por Minerais Não-Metálicos (0,7%) e Transporte (0,5%). Já Telecomunicações (-5,6%) e Químicos (-5,1%) apresentaram as quedas mais expressivas.

Ao todo, nove setores registraram retração. O de Serviços, que inclui shoppings e grandes estabelecimentos comerciais e concentra a maior fatia do consumo no mercado livre, caiu 5,0%, contribuindo para o desempenho negativo no comparativo anual.

Por Gustavo Nascimento

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *