O atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá retornar na segunda-feira (24). Em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando desde março o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.
Com o retorno presencial, os canais remotos – Meu INSS e Central 135 – continuarão a funcionar, no entanto, serão adotadas medidas de simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
De acordo com o INSS, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos. Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Aquelas que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
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