Pela 4ª vez na semana, o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), precisou acionar o circuit breaker para interromper a grande volatilidade no mercado financeiro brasileiro.
Às 10h21, as negociações foram suspensas por 30 minutos, enquanto as ações caíam 11,65%, aos 75.247 pontos. Depois de 43 minutos, às 11h04, as negociações foram interrompidas novamente, quando a queda chegou a 15,43%, aos 72.026 pontos.
A última vez que o Ibovespa fechou o dia abaixo deste patamar foi em 28 de junho de 2018, no período pré-eleitoral. Naquela data, o pregão registrou 71.766 pontos.
O circuit breaker é um mecanismo utilizado pela B3 em momentos de grandes estresses nos ativos. Na prática, interrompe as negociações por 30 minutos quando cai mais de 10%. Quando o recuo é superior a 15%, o pregão é suspenso por uma hora. Se a queda das ações persistir, o Ibovespa pode ser interrompido durante todo o dia. Este foi o 3º dia que o circuit breaker é acionado no Brasil na semana.
(Texto: Poder 360)