FGTS: Saque-aniversário liberado para nascidos em janeiro da ânimo a comerciantes da Capital

Foto: Gustavo Nascimento
Foto: Gustavo Nascimento

Trabalhadores têm até 90 dias para solicitar o benefício, que pode ser sacado de forma digital ou presencial

A Caixa Econômica Federal liberou o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores os nascidos em janeiro. Em 2025, nesse mesmo período, o modelo de retirada do benefício inseriu mais de 12 bilhões de reais na economia, segundo especialistas. A expectativa é que a modalidade do saque-aniversário movimente a economia nacional, injetando mais de R$ 5 bilhões de reais em todo o país em 2026.

Com os valores sendos liberados, Reginaldo Franco, de 56 anos, gerente de uma loja de calçados no centro de Campo Grande (MS) estimativa movimento positivo no comércio. Após um fim de ano fraco para o comércio, ele espera recuperar as finanças neste início de ano. “Para nós, lojistas, o fim de ano não foi tão forte quanto esperávamos, então isso pode ajudar a recuperar um pouco do prejuízo”, afirma o gerente.

Reginaldo ainda destaca que o modelo de saque-aniversário funciona como uma renda extra que ajuda no dia a dia. “É um dinheirinho que entra e sempre ajuda a resolver os problemas, pagar umas contas e até comprar um presente. Então, ajuda bastante, a gente nem espera”, conta o comerciante.

Para Nycollas Pilizardo, de 20 anos, o saque vai ajudar a pagar as contas do fim de ano. “O início de ano é sempre complicado. A gente começa o ano pagando algumas coisas e sempre acaba faltando dinheiro, então ter essa opção ajuda a colocar tudo em dia”, afirma o universitário.

Nycollas também relata que é a primeira vez que solicita o saque e que só descobriu a possibilidade de retirada do saldo após ser demitido do antigo emprego. “Fui demitido no final do ano e fiquei preocupado pensando em como ia pagar as contas que fiz, festas de fim de ano, até que, conversando com uma colega de trabalho, ela me indicou e explicou como funcionava. Fiquei superfeliz, me deu alívio”, conta Nycollas.

Como funciona o benefício

O saque-aniversário é a modalidade que permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo da sua conta, anualmente, no mês de aniversário. Os que não optam por esse modelo de retirada seguem o padrão do saque-rescisão, que libera o valor integral, incluindo a multa rescisória, após a rescisão contratual sem justa causa.

Os trabalhadores que aderiram ao benefício do FGTS têm até 90 dias para solicitar o saque, que pode ser feito de forma digital, pelo aplicativo , ou presencialmente nas unidades da Caixa.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 40 milhões de brasileiros já aderiram à modalidade do saque-aniversário, sendo que aproximadamente 28,4 milhões dos empregados têm empréstimos ativos vinculados à modalidade. Durante o mês de dezembro, o governo liberou o recurso para cerca de 14,1 milhões de trabalhadores que aderiram ao benefício.

Mas atenção: se o valor não for sacado dentro do prazo, o dinheiro retorna automaticamente para a conta do FGTS e só poderá ser retirado no ano seguinte.

O saque segue um calendário oficial de liberação, se você é optante da modalidade, confira as datas para aproveitar o benefício:

Nascidos em janeiro: 2 de janeiro a 31 de março de 2026;
Fevereiro: 2 de fevereiro a 30 de abril de 2026;
Março: 2 de março a 29 de maio de 2026;
Abril: 1º de abril a 30 de junho de 2026;
Maio: 4 de maio a 31 de julho de 2026;
Junho: 1º de junho a 31 de agosto de 2026;
Julho: 1º de julho a 30 de setembro de 2026;
Agosto: 3 de agosto a 30 de outubro de 2026;
Setembro: 1º de setembro a 30 de novembro de 2026;
Outubro: 1º de outubro a 30 de dezembro de 2026;
Novembro: 2 de novembro de 2026 a 29 de janeiro de 2027;
Dezembro: 1º de dezembro de 2026 a 26 de fevereiro de 2027.

Vai fechar
Liquidação da Loja G atrai consumidores com dinheiro de reservas

O fechamento da unidade da Lojas G, na Rua Dom aquino, no centro da Capital, intensifiicou o movimento no comércio e tem sido impulsionado consumidores que contam com o saque ou com reservas do fim de ano.

Com descontos de até 50% e prateleiras quase vazias, a loja virou ponto de grande circulação nos últimos dias. A manicure Aline Silva aproveitou as promoções para antecipar compras domésticas. “Vimos a notícia e viemos tentar garantir as promoções. Está difícil até para entrar, mas parece que vai compensar. Ainda não peguei o saque do FGTS, mas sempre guardo um pouco do décimo, e esse ano foi certeiro”, relata.

O entregador Diego Lopes contou que a movimentação chamou atenção de quem passava pela região central. “Eu estava passando e vi o movimento. Quando soube que a loja estava fechando e zerando o estoque, já avisei a família para ver se alguém precisava de alguma coisa”, afirma.
Entre os produtos mais procurados estão utensílios domésticos, itens escolares e enxoval, com preços abaixo do mercado, reforçando o impacto positivo da liberação de recursos extras na circulação de dinheiro no comércio da Capital.

Por Ian Netto

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *