O “Plano de Desburocratização” com ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente foi entregue pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul à prefeitura de Rio Verde. A ação quer estimular iniciativas que visam transformar o município em um local mais atrativo para novos empreendimentos.
O documento foi desenvolvido por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa executada pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Segundo o analista-técnico de Políticas Públicas do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, o plano foi elaborado de forma personalizada, por meio de um levantamento feito pela instituição e é a primeira entrega do eixo “Desburocratização”.
“As ações foram construídas para que o município atenda todos os critérios exigidos pela Lei da Liberdade Econômica e pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Isso irá trazer mais dinamismo para a economia, fazendo com que os empresários consigam abrir o negócio de forma rápida, gerando mais emprego e renda, além de simplificar o processo para o empreendedor. A partir de agora, o Sebrae vai dar suporte, por meio de consultoria, para que as mudanças sejam implementadas”, destacou Julio Cesar da Silva.
O plano foi entregue ao secretário municipal José Armando Fonseca, responsável pela pasta de Administração e Gestão. Além dele, também estiveram presentes Carmem Santa Cruz, titular da secretaria de Planejamento e Finanças; Vanusa Lopes, superintendente de Meio Ambiente; e Juliana de Figueiredo, coordenadora de Vigilância Sanitária.
Na data, Carmem ressaltou a importância do documento para trazer vantagens para o empresário e melhorar o serviço prestado pela prefeitura. “Nós estamos implantando aqui no município de Rio Verde de Mato Grosso a desburocratização com o apoio do Sebrae/MS e a importância dessa iniciativa é facilitar a vida do empreendedor. Ao adotar as estratégias previstas no planejamento, a prefeitura tornar o processo de abertura de empresas mais eficiente e com isso nós conseguimos ter mais empresas formalizadas, e melhoramos a vida de todo mundo. Aumentamos receita do município, facilitamos a vida do empresário, e esse é um ciclo que só tem a trazer benefícios para todos”, enfatizou a secretária.