Empresa eleva em quase 90% o número de análises em MS

Friboi, com laboratório próprio, realiza 8,5 mil análises por mês

O laboratório próprio da Friboi, localizado em Campo Grande e inaugurado em março de 2018, ampliou em 86,4% o número de análises realizadas neste ano, comparando ao ano passado. A estrutura atende as plantas da Companhia de Mato Grosso do Sul e visa manter uma evolução contínua nos padrões internos de qualidade e segurança dos alimentos.

Crédito: Nilson Figueiredo

Somente em janeiro a junho deste ano, as amostras realizadas na Capital corresponderam a 12,3% no total examinado pelos laboratórios próprios Friboi do país. A unidade conta com uma área focada em análises microbiológicas e físico químicas. A meta inicial era realizar, mensalmente, 4,5 mil análises. Atualmente, esse número supera 8,5 mil e atende as seis plantas da empresa no estado: Campo Grande I e II, Nova Andradina, Ponta Porã, Anastácio e Naviraí.

 O laboratório também iniciou análises de biologia molecular para algumas espécies de microrganismos (testes de DNA) em amostras de carne bovina e em amostras de ambientes com o objetivo de identificar esses elementos por meio da técnica PCR, ou seja, em tempo real.

Crédito: Nilson Figueiredo

O crescimento de análises realizadas é resultado dos investimentos de R$ 5 milhões feitos nos últimos dois anos, tanto em reforma, qualificação das equipes de colaboradores, construção e compra de equipamentos para os laboratórios. Estrategicamente localizadas, essas unidades atendem as necessidades de 31 plantas da Friboi localizadas em seis estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e São Paulo.

A partir dos aportes realizados, os laboratórios também passaram a contar com suporte de automação e tecnologia digital, ampliando as condições de análise de toda a produção por meio de diagnósticos de visibilidade preditiva, conferindo ainda mais segurança e agilidade na detecção de eventuais não-conformidades nos produtos.

Hoje, são feitas internamente análises microbiológicas, físico-químicas e de resíduos químicos para atender às rotinas da operação, assim como as exigências de clientes e governo (autrocontroles). (Texto: Renata Fontoura com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *