Em Dourados, comércio estuda o horário de funcionamento

Logo após a chegada do coronavírus no estado de Mato Grosso do Sul o comércio de Dourados passou por algumas mudanças. Na manhã desta quarta-feira (18), houve uma diferença na Avenida Marcelino Pires, onde o fluxo de pessoas está bem menor do que habitualmente, com menos aglomerações de pessoas nas calçadas e dentro das lojas.

Ainda nesta manhã, em reunião no Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), com vários representantes do comércio local, a previsão é que seja elaborado um plano de orientações trabalhistas para sanar as dúvidas tanto dos empregadores quanto dos empregados. Não foi definida data para a apresentação.

Um dos pontos destacados na reunião foi a alteração da carga horária dos comércios ou a rotatividade de equipes. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Dourados (Secod), Pedro Lima, “a situação ainda é nova para todos, mas os sindicatos estão dispostos ajudar os comerciantes com um plano de orientações jurídicas, construído juntamente com a categoria”, explica.

DESAFIO ATUAL

De acordo com a gerente de uma loja de departamentos de Dourados, Loide Verris, o desafio está no quadro de funcionários.

“O nosso desafio agora é remanejar o quadro de funcionários para também atender a necessidade dos pais que estão com os filhos sozinhos em casa”, explica. Também nesse sentido, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Valter Castro, orienta que as empresas estudem uma forma de antecipar as férias, principalmente das mães.

RECOMENDAÇÃO

Outra orientação do Secod e do Sindicom é que os comércios coloquem cartazes com orientações sobre higienização, interação social e a etiqueta dos cumprimentos para evitar que o vírus se propague.

Além disso, o presidente do Sindicom também destaca a importância para que todos fiquem em alerta, “com qualquer indício dos sintomas do coronavírus, a pessoa precisa ficar isolada para não transmitir para outras”, diz Valter Castro.

(Texto: Inez Nazira com informações do Dourados News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *