Em ano de recorde no agro, Mato Grosso do Sul encerra 2025 em 7° no ranking dos estados no VBP

O Estado movimentou
227 bilhões de reais
com o agronegócio - Foto: Divulgação Aprosoja/MS
O Estado movimentou 227 bilhões de reais com o agronegócio - Foto: Divulgação Aprosoja/MS

O Estado movimentou 227 bilhões de reais com o agronegócio

Em ano recorde no agronegócio sul-mato-grossense, o Estado termina em 7° lugar no ranking nacional do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária), respondendo por 5,6% do total brasileiro e movimentando 79,2 bilhões de reais no campo.

Um dos grandes responsáveis por esse crescimento foi a safra de grãos que cresceu 18,5%, chegando a 110.49 milhões de toneladas, sendo 28.18 milhões só cereais, leguminosas e oleagionosas. A safra de soja foi o carro chefe do Estado, que aumentou em 35% em relação ao ciclo de 2024, produzindo mais de 14 milhões de toneladas, gerando um aumento de 18% no VBP. O milho também teve um desempenho expressivo no ciclo 2025, com um aumento de 62% na produtivdade frente á safra de 2023/2024, foi impulsionado pela chegada da usina de etanol em Mato Grosso do Sul. Na atual safra, o Estado produziu 1.58% bilhões de litros de biocombustível, volume superior a safra anterior. O grande destaque foi a safra de amendoim que aumentou em 2025. Com a expansão das áreas de cultivo em 105%, chegando a 40 mil hectares, o que gerou um crescimento de 146% na safra do grão.

Na pecuária, a piscicultura manteve o maior plantel, mesmo com recuo no volume geral e o aumento na demanda de carne, o Estado produziu 50 mil toneladas, impulsionada por incetivos do governo como o programa Peixe Vida, melhorias na infraestrutura e sanidade, fortaleceram a cadeia produtiva.

Com esse cenário, a projeção e de que o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado encerre o ano com uma alta de 6,8%, ultrapassando 227 bilhões e reais, consolidando o Mato Grosso do Sul como um dos grandes Estados no agronegócio nacional.

A projeção para 2026 é que além da safra de grãos e a agropecuária, o Estado deve expandir seu mercado, ganhando destaque na produção de outras culturas, como a citricultura que vem em uma crescente desde 2024 e deve despontar em 2026.

VBP de outubro

Mato Grosso do Sul apresentou crescimento de 26% no VBP, no mês de outubro. Os números do Ministério da Agricultura e Pecuária, compilados pela Aprosoja/MS apontam que a porcentagem de crescimento é equivalente a R$ 16,08 bilhões, gerando R$ 78,8 bilhões de VBP total no referido período.

O avanço foi impulsionado principalmente pela atividade de lavoura, responsável por movimentar 65% da receita gerada. Entre as atividades da lavoura, as culturas de milho e de soja foram responsáveis por 78% do total, aumento de 92% e 12%, respectivamente, quando comparado com o mesmo mês de 2024.

Por Ian Netto

.

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *