Nesta sexta-feira (26), durante a Black Friday em Campo Grande o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) realizou 36 aberturas de reclamações de consumidores. Além desse registro, foram realizadas 42 orientações em estabelecimentos comerciais e nove fiscalizações em lojas físicas.
No final da tarde, o Procon/MS divulgou o balanço final da atividade. Ao longo do dia da Black Friday e foram lavrados seis auto de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais. Entre as regularidades encontradas no comércio da Capital, o Procon/MS constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.
No comércio online, os fiscais do Procon/MS constaram que algumas lojas anunciaram “ofertas de até 90%” como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto. Outra infração foi que grandes lojas, através de aplicativos, anunciavam uma grande oferta e na mesma hora que o cliente clicava não existia mais o produto em estoque para compra.
A unidade móvel do Procon/MS ficou no centro da Capital para registrar as reclamações da população no local. Também foi realizado fiscalização nos shoppings da cidade.