Após um ano atípico em que o comércio de modo geral sentiu os prejuízos econômicos e a incerteza provocados pela pandemia do novo coronavírus, papelarias de Campo Grande se preparam para uma volta às aulas recheada de grandes expectativas. As previsões são impulsionadas por novas modalidades de venda, como, por exemplo, os sites e meios digitais. Além disso, empresários do segmento contrataram mês passado novos funcionários para atender aos clientes com maior comodidade e eficiência.
Quem confirmou a informação foi Lucas Fernandes, filho dos proprietários da papelaria Shop Tudo, localizada na Rua Dom Aquino, centro da cidade. Mesmo apontando uma queda entre 10% e 20% na comparação com o mês de dezembro de 2019. Contudo, afirmou que a procura registrada nos últimos meses do ano passado indica para uma boa recuperação no ritmo de vendas deste ano.
“O movimento já melhorou na comparação ao que estava nos meses anteriores. Estamos tendo entrega de listas e já estamos preparados com a loja pronta para vender. Temos pais antecipando a compra dos materiais e fazendo orçamentos, com isso, a nossa expectativa é de que o volume de compras seja mais dividido, ou seja, quem ainda tem algum material em casa, vai deixar para comprar em maio e abril por exemplo”, informou.
Pensando em facilitar as compras e até mesmo proporcionar opções diferentes para aqueles que estejam com receio de ir até a loja, Lucas Fernandes explica que o estabelecimento, aderiu à criação de um site on-line (shoptudopapelaria.com. br), para auxiliar neste período.
“Neste ano criamos um site para poder atender as listas online, junto com o e-mail e o whatsapp. Acredito que as filas que formam todos os anos não ocorram no próximo ano, por conta da pandemia e pelas facilidades que estas modalidades de compra oferecem. Além disso, a procura está sendo mais espaçada então, tudo isso influencia positivamente”, informou ele, que destacou que os preços foram mantidos em boa parte dos itens para garantir melhores resultados nas vendas.
Outra loja que já iniciou a contratação de mais funcionários para atender a maior demanda do período foi a Mateplas Papelaria, da Rua Dom Aquino, Centro. Segundo Maria Vilma, responsável pelo setor de papelaria, o local prevê pelo menos outros quatro funcionários nas próximas semanas, para conseguir atender a demanda que já começou com a chegada de dezembro.
“Temos grandes expectativas para este volta às aulas, os pais já começaram a trazer as suas listas de materiais escolares e com a demanda tivemos que contratar mais funcionários para o setor de papelaria e estamos recebendo currículos para contratar pelo menos outros quatro funcionários. Além disso, como ocorre em todos os anos, planejamos ampliar o horário de atendimento para atender até o último cliente”, comemorou.
Para Adelaido Vila, presidente da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), o momento é marcado pelas perspectivas otimistas, uma vez que muitas crianças estão ansiosas por este momento de retorno às aulas, o que pode provocar compras ainda maiores para o setor. Além disso, destacou que os empresários já estimam bons resultados para o período.
“Esta deve ser uma volta às aulas mais animada dos últimos anos. As crianças estão muito cansadas de ficar em casa, assim como, os pais. No mesmo momento, temos uma preocupação muito grande com as rotinas que foram criadas neste tempo em casa, principalmente por que as crianças passaram mais tempo na frente dos computadores e celulares. Mesmo assim, a expectativa é positiva”, finalizou.
(Texto: Michelly Perez )
Veja também: Fábrica de celulose injetou R$ 481 milhões no Estado