Comércio de Pedro Juan deixará de arrecadar até R$ 452 mi

Sem promoção tradicional, lojas devem atrair menos turistas neste ano

Com a suspensão do Black Friday em Pedro Juan Caballero, o comércio deve deixar de arrecadar cerca de 80 milhões de dólares, que, convertidos em reais, chegam a R$ 452 milhões. Neste período, a cidade chega a receber até 100 mil visitantes, o que este ano, também, não será possível. A decisão partiu da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço, como forma de evitar um grande contágio do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde de toda a população. 

“Chegamos a um acordo para suspender o evento. Não podemos arriscar a saúde de todo mundo em cima da economia, vai vir muita gente de fora e pode ter a possibilidade de aumentar a covid. Temos consciência de que estamos recomeçando e o processo vai ser lento, não vai ser rápido, então, queremos equilibrar a saúde e a economia”, ressalta Victor Hugo Barreto, presidente da Câmara de Indústria. O prefeito de Ponta Porã, Helio Pellufo, sempre deixou claro à equipe de reportagem do jornal O Estado sobre sua insatisfação com a realização de promoções, festivais de compras e afins, neste período pandêmico. Ele alega que, se houvesse compras feitas no Paraguai, por meio de divulgação de baixo preço, toda a mercadoria seria apreendida.

Funcionamento do comércio 

O que antes era previsto para voltar à normalidade na última terça-feira (29), com a reabertura das fronteiras entre Paraguai e Brasil, agora os empresários decidiram dar o prazo de oito dias para os governos Paraguaio e Brasileiro, contados a partir do dia 1º de outubro. A reabertura dá acesso à Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR), e em Salto del Guairá, perto de Mundo Novo (MS) e Pedro Juan Caballero. 

Com isso, mesmo ainda sem decreto oficial, os comerciantes de aproximadamente 350 lojas já decidiram reabrir com horários flexíveis, por conta própria, conforme informado pelo presidente da Câmara de Indústria de Pedro Juan. O Shopping China vai voltar às atividades na segunda-feira (5), depois de ficar fechado por seis meses, em decorrência da pandemia. 

Durante o período em que ficou de portas fechadas, o diretor Felipe Cogorno Álvarez disse que o prejuízo ultrapassou milhões de dólares e agora toda a empresa se prepara para a retomada, seguindo todas as medidas impostas pelo Ministério da Saúde do Paraguai. 

“Estamos com equipamentos de última geração e sinalização para que os clientes possam ficar longe um dos outros. A loja e o estacionamento são amplos, as pessoas vão lavar as mãos com sabonete e passar álcool gel antes de entrar”, explica. 

Black Friday 

A temporada de compras criada nos Estados Unidos está marcada para acontecer no dia 27 de novembro no Brasil. Em Pedro Juan Caballero a promoção ocorreu no feriado de 7 de setembro, no ano passado, e em 2020 seria mudada para novembro, assim como acontece tradicionalmente todos os anos.

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(Texto: Izabela Cavalcanti)

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