Os pequenos volumes de chuva nesse início de plantio da safra verão 19/20 não são favoráveis para que produtores possam iniciarem os trabalhos. Há um bloqueio muito grande na região central do Brasil e ele não permite que as frentes frias que vem do Sul avancem em direção ao Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo o agrometeorologista, Luiz Renato Lazinsk, apesar das previsões meteorológicas indicarem a possibilidade de chuva em vários pontos do país, ainda não é o momento do produtor colocar a semente no solo.
Com base em imagem de satélite do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para os próximos dias, a frente fria que aparece no mapa deve permanecer pelo menos até sábado sobre os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande Sul.
Está tudo pronto para a safra de soja, só falta a chuva!
Os produtores estão apreensivos com as condições climáticas e seguem aguardando por chuvas para dar início à safra 19/20. Para poder iniciar o plantio, é necessário que chova pelo menos 50 milímetros.
Segundo os primeiros dados da safra 19/20, atualmente apenas 20 mil hectares já receberam o plantio, enquanto os números mostram que nas mesmas datas do ano passado, 490 mil/ha já estavam plantados. A estimativa de produtividade para esta safra no estado é de aproximadamente 3.500 kg por hectare.
Segundo o economista Marcelo Garrido, além do plantio tardio, os produtores da região também estão com receio de que as condições climáticas também afetem o plantio do milho safrinha. (João Fernandes com Notícias Agrícolas)