Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) continua o trabalho de aproximação, qualificação e fortalecimento de parcerias para a retomada das atividades. Um exemplo disso são as ações junto às operadoras de turismo que não pararam durante a quarentena, como por exemplo os treinamentos online com agentes de viagens, atualização de pacotes e lives para tratar de assuntos de interesse do setor e dos turistas.
Para Adonai Aires de Arruda Filho, diretor geral da BWT Operadora a Fundtur sempre foi bem atuante. “Quando vieram as paralisações por conta da pandemia, a instituição não deixou de atuar e ficamos sempre assistidos. Conseguimos organizar lives de treinamento com os agentes, recebemos vídeos e apresentações que ficam disponíveis para as agências de viagens, recebemos atualizações dos destinos, então realmente tá sendo muito importante essa parceria com o Estado. Sabemos do potencial da região para trabalhar e já estamos gerando algumas demandas futuras. Percebemos que tem muita gente querendo o turismo de natureza no momento, então Mato Grosso do Sul segue na nossa prateleira e acreditamos muito na rápida retomada do turismo da região”, salienta Adonai.
O trabalho desenvolvido pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul com operadoras de referência no mercado, tem o objetivo de estimular a oferta de pacotes. Elas lançam tendências e despertam o desejo pelos destinos, ou seja, os produtos que estão bem posicionados em seus portfólios ficam em evidência no turismo, seja frente a profissionais ou ao público final.
A FRT Operadora aposta em viagens terrestres na retomada do turismo na região. É o que diz a gestora de Produtos, Dayana Medes. “Algo que temos divulgado e promocionando bastante na nossa região, num raio de cerca de 1000 km, é a campanha “viaje com o seu carro”. Fizemos nosso treinamento sobre o destino Bonito e Pantanal, falamos das opções de passeios, hotelaria, fazendas pantaneiras e lançamos produtos para os destinos. A Fundtur tem nos munindo de informações locais e enviado todas as atualizações dos destinos, sobre a reabertura do Estado como um todo, vídeos para que possamos repassar a nossos clientes. O destino já é uma das nossas primeiras ofertas lançadas aos clientes”.
A CVC, maior operadora de viagens da América Latina, também é uma das parceiras do turismo de MS. O diretor de Produtos Nacionais da operadora, Claiton Armelin, cita que a empresa vem trabalhando num pacote de iniciativas. “Somente no mês de junho, a CVC fez três treinamentos sobre os destinos do MS em parceria com o receptivo local, atualizações sobre os aéreos e aberturas de hotéis. Acreditamos muito no potencial do destino pós-pandemia. Neste primeiro momento, a operadora percebe que os clientes estão preferindo optar por destinos mais próximos de seu local de origem. Desta forma o turismo regional no estado, como Pantanal e Bonito, irá se beneficiar”.
O diretor de produtos salienta ainda que o “novo normal” vai exigir das empresas de turismo e intermediadores de serviços uma preocupação ainda maior com higienização. “Como o retorno do fluxo será gradativo, a CVC somente disponibilizará em seu sistema de vendas de reservas produtos e serviços os fornecedores com esse comprometimento, com protocolos de segurança e boas práticas de higiene”.
Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, esse trabalho contínuo é importante tanto para o destino, quanto para empresários e turistas. “Assim que as atividades turísticas forem autorizadas pelos órgãos competentes, que os empreendimentos estiverem de acordo com os protocolos de biossegurança e os turistas tiverem confiança para viajar, eles já poderão encontrar produtos do MS na prateleira das operadoras e agências de viagens”, ressalta.
(Texto: João Fernandes com assessoria)