A 8ª edição do Black Friday acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro no Paraguai, e do lado brasileiro entre os dias 5 e 7 de setembro. O evento, que anualmente movimenta os comércios de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, mesmo com a alta do dólar tem expectativa de receber 100 mil visitantes, na faixa etária de 25 a 45 anos, com 10 a 12 mil veículos. Ainda, os lojistas esperam movimentar um montante entre US$ 60 e US$ 70 milhões em apenas quatro dias de campanha, com a adesão recorde em Pedro Juan Caballero do número total de lojas, que pode chegar a 100.
Em entrevista exclusiva para o jornal O Estado, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero, Alejandro Benitez Aranha, disse que a alta do dólar não representará um problema para que os visitantes compareçam e participem do evento, já que para isso serão oferecidos descontos significativos, além do beneficio de produtos sem impostos para turistas.
“No ano passado, o dólar esteve mais alto e mesmo assim a Black Friday foi um sucesso; nosso foco principal será os descontos. Além disso, o governo nacional deu mais incentivo fiscal para as vendas aos turistas, inclusive ampliou a lista de produtos que fazem parte desse incentivo. Cabe ressaltar ainda que os turistas possuem a vantagem de comprar sem pagar o IVA (Impuesto al Valor Agregado), que é de 10%, mas para isso os comerciantes precisam se inscrever no registro de aduanas, onde a maioria dos participantes já se inscreveu”, destaca.
Sobre a quantidade de lojas participantes, Alejandro afirma que este ano o número pode ser recorde. “Já temos mais de 70 comércios em Pedro Juan Caballero e outros mais de 50 em Ponta Porã, mas acredito que em Pedro Juan chegaremos a 100, o que representa um recorde na quantidade de empresas participantes”, afirma.
Black Friday impulsiona chegada de turistas
Na sexta-feira (16), aconteceu em Campo Grande a reunião dos representantes do comércio de Pedro Juan Caballero, Ponta Porã e da Capital. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio Mato Grosso do Sul, Edison Araújo, destacou a importância do incentivo a esse tipo de evento que movimenta além do comércio.
“Devemos lembrar que, na última edição, os hotéis de Ponta Porã ficaram lotados e houve um incremento de mais de US$ 50 milhões de dólares durante os dias da campanha, segundo a amostragem do IPF-MS”, pontuou.
A 8ª edição da Black Friday Fronteira é uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero (PY) e Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, com o apoio da Fecomércio-MS. (Michelly Perez)