Em uma nota divulgada hoje quinta-feira (2), o Banco Central informou que durante uma reunião na noite desta quarta-feira (1º), o Conselho Monetário Nacional (CMN), autorizou a instituição a conceder empréstimos aos bancos tendo como garantia as carteiras de crédito. As operações terão prazo de, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 359 dias corridos.
Segundo o BC, a Linha Temporária Especial de Liquidez (LTEL) tem o objetivo de oferecer a liquidez (recursos disponíveis) “necessária para que o Sistema Financeiro Nacional possa se manter estável frente ao aumento da demanda observada no mercado de crédito, fruto dos reflexos da propagação da Covid-19”.
O BC disse ainda, que a adoção dessas linhas especiais de liquidez pelos principais bancos centrais no mundo tem sido instrumento “amplamente utilizado” como uma das respostas à crise.
“A fim de conferir maior segurança à operação, os créditos serão dados em garantia no âmbito de registradora de ativos financeiros e transferidos ao BC mediante a emissão de uma Letra Financeira Garantida (LFG), depositada em depositário central”, diz o BC.
(Texto: Karine Alencar)