Bancos adotam tecnologia para agilizar transferência

Segunda fase para finalizar cadastro começa na segunda-feira

Bancos e cooperativas estão buscando cada vez mais investir em tecnologias, sendo uma das melhoras formas encontradas para facilitar a vida do cliente. A novidade da vez é o PIX, um novo sistema de transferência entre contas em tempo real, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Clientes do mercado bancário de Mato Grosso do Sul já estão recebendo o informativo sobre a nova solução, que vai começar a funcionar no dia 16 de novembro. 

O cadastramento é feito em etapas, dentro do aplicativo do banco ou cooperativa. Na primeira fase, os associados tiveram de confirmar o interesse repassando o CPF ou CNPJ do titular da conta. Na segunda fase, que começa na segunda- -feira (5), é preciso cadastrar novas informações, como e-mail e números dos celulares. Todos esses dados serão registrados como “Chaves Pix”, que servirão como identificação dos usuários no momento da operação financeira. 

Atualmente, as transferências são feitas por meio de DOC, que o recebedor tem acesso somente no dia seguinte, e o TED, no qual, a transferência é realizada em cerca de 15 minutos. 

Conforme Dimas Amauri Paglione, diretor-executivo do Sicoob Ipê, com o PIX, o Banco Cental pretende que 50% das transferências eletrônicas seja feita em seis segundos e 99% em até, no máximo, dez segundos. “É instantâneo mesmo, se comparado ao atual sistema. Cartão de débito vai ficar obsoleto e ainda tem o diferencial de não ter custo. Hoje, o pagamento no débito ou por meio de boleto bancário tem um custo pequeno, que vai acabar com o PIX”, destaca. 

Para o Sicredi, a chegada do PIX ao mercado marca uma evolução importante do Sistema Financeiro Nacional (SFN) traz segurança e praticidade, “São duas questões de extrema importância para nós e essa nova solução do Banco Central tem total sinergia com a estratégia do Sicredi, onde buscamos proporcionar cada vez mais experiências digitais para os nossos associados e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira”, diz Cidmar Stoffel, diretor-executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi. 

Uso das plataformas digitais 

Aliado a isso, o número de pessoas que usam plataformas digitais têm aumentado significativamente, principalmente após o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). É o que mostra a pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a consultoria Deloitte. 

Conforme o levantamento, em abril, um mês após iniciar a quarentena, as transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais – internet e mobile banking – foram responsáveis por 74% das operações analisadas neste período. Os celulares, sozinhos, representaram 67% das transações.

A pesquisa mostrou também que, no mesmo período, as operações bancárias caíram 53% nas agências. De cada dez transações, mais de seis acontecem pelos meios digitais. 

Em Mato Grosso do Sul, no período da pandemia, compreendendo fevereiro até fim de agosto, houve aumento de 18,32% nas transações financeiras feitas nas plataformas digitais do Sicoob, por exemplo. 

Os canais digitais já são usados por 70,83% dos correntistas nas transações financeiras no Sicoob Ipê, incluindo os cooperados pessoa física e jurídica. 

Já no Sicredi, de janeiro a agosto, houve um aumento de 15% na utilização das transações por meio de dispositivo móvel, no Estado.

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(Texto: Izabela Cavalcanti)

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