Marcada para o dia 17 de Abril, a Páscoa este ano já começou a mobilizar os donos de pequenos negócios, que já estão lançando catálogos, divulgando os produtos e iniciando encomendas. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), divulgou um levantamento que mostra um aumento do número de pequenos negócios que fabricam produtos derivados do chocolate durante a pandemia da Covid-19.
Os dados, obtidos a partir da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), mostram que a abertura de novos negócios teve um aumento de 57% em 2021, comparado a 2019. A pesquisa mostrou também que 42% dos empreendedores tiveram maior faturamento em 2020, começo a pandemia, do que no ano anterior.
Em 2021 foram registradas 2.397 aberturas, sendo deste número 2.319 microempreendedores individuais, 72 microempresas e 6 empresas de pequeno porte, contra 883 fechamentos. De acordo com o Sebrae, esse setor é muito atrativo pela facilidade de empreender, não ser necessária formação profissional prévia, e por não ser necessário o uso de máquinas/equipamentos sofisticados, além de a matéria-prima ser muito acessível.
A analista de Competitividade do Sebrae, Mayra Viana, fala sobre os números e resultados do setor. “Por um lado, temos um contingente de empreendedores que normalmente elaboram produtos (ex. ovos, bombons) a partir da barra de chocolate comprada pronta, em sua própria casa, sem grande necessidade de máquinas e equipamentos. Aqui, estão incluídos também os doceiros ocasionais, que buscam uma renda extra em determinadas épocas do ano, como a Páscoa” comenta Mayra. Segundo ela, os empreendedores que se destacam são os com produtos mais criativos ou personalizados, e os que revelam boa comunicação com clientes.
Com informações da AgênciaBrasil.