Queda do PIB deve encarecer preço dos serviços em MS

Dinheiro
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e a variação negativa de 8% na agropecuária, preocupou os sul-mato-grossenses, principalmente após a confirmação de entrada do país em uma nova recessão técnica. Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), isso emite um sinal de alerta para o aumento de preços de serviços, já que não há recuperação econômica aparente no horizonte.

De acordo com a supervisora técnica do escritório regional do DIEESE em MS, Andreia Ferreira, o cenário é preocupante, já que no Estado, o agro tem um papel de destaque. “Os serviços tendem a subir nesse período do ano, ainda que dadas as circunstâncias de pandemia, não veremos um crescimento de vagas de emprego, renda e gasto das famílias pela situação de endividamento, que têm sido persistentes”.

Porém, para o economista Renato Prado, a variação negativa do PIB, mesmo que pequena, acende um alerta para a evolução da economia brasileira no curto prazo. Segundo ele, devemos continuar vigilantes quanto a nossa situação financeira e o nosso consumo de bens e serviços em geral. Por ser um ano de recuperação, era esperado um movimento mais rápido do PIB para voltar aos patamares anteriores.

“Certamente não contribui para um preço mais ameno, mas nesse caso, o vilão está mais relacionado a falta de chuvas, impactando nos volumes de produção de alguns produtos. O reflexo nos preços, nesse caso, não deve ser muito significativo, uma vez que já estamos vivenciando níveis altos de inflação”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *