Na próxima sexta-feira (27), o Governo do Estado deve depositar os salários dos servidores públicos referente ao mês de novembro e, em seguida, o 13º no dia 1º de dezembro. No total, serão injetados R$ 988 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Daniela Dias, a antecipação dos salários aquece a economia e resgata a confiança do consumidor:
“Esse é um tipo de recurso que gera uma expectativa otimista nos consumidores e também nos empresários, dizemos que funciona como uma espécie de impulsionador neste momento em que as pessoas têm expectativas muito frágeis”, analisa a especialista.
Com dinheiro no bolso, as pessoas ficam mais confiantes e dispostas a gastar. “Consequentemente, isso pode refletir sobre a intenção de consumo tanto na Black Friday quanto nas compras para as comemorações de final de ano”, acrescenta.
Para a economista, todo recurso é visto com bons olhos pelo mercado. Por isso, as pessoas devem ter cautela e buscar equilíbrio orçamentário na hora ir às compras, sempre buscando controle das contas e fazendo pesquisas de preços.
“Justamente porque ainda temos uma grande questão relacionada a retomada da economia. O processo já iniciou, mas está fragilizado. Precisamos desse resgate de confiança para ter uma retomada mais forte, tanto da parte da saúde quanto política e econômica”, diz.
Calendário de pagamentos
Os salários de novembro serão depositados na próxima sexta-feira (27) e a folha do 13° será enviada ao banco no dia 1° de dezembro. Já os pagamentos de dezembro serão depositados em 4 de janeiro. Conforme regra vigente, os saques podem ser feitos um dia depois dos depósitos.
(Com informações do Portal Governo do Estado)