As empresas Riachuelo, Extra e Carrefour também foram autuadas por irregularidades nas compras pelo site e aplicativo
O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou grandes empresas de comércio on-line por irregularidades após a Black Friday de 2021. Entre as principais autuadas está a Amazon, no qual os fiscais constataram que o site aumentou o valor dos produtos na véspera da Black Friday para maquiar os descontos oferecidos ao consumidor.
Também foram autuados os sites das lojas Centauro, Adidas, Apple e Samsung por não informarem os valores anteriores a promoção. Um dos exemplos é um tênis anunciado como se o valor normal fosse R$329,99 e foi colocado como oferta por R$ 199. Entretanto, foi descoberto que o valor do produto nunca ultrapassou R$ 279.
O Procon também autuou a Riachuelo, Extra e Carrefour por irregularidades nas compras pelo site e aplicativo. Foi constatado erro na hora de efetuar as compras, erro nos valores apresentados e cláusulas abusivas no oferecimento dos serviços, como a não responsabilização caso o produto fosse vendido e não houvesse estoque.
As empresas Dell e C&A também foram autuadas por não cumprir as ofertas enviadas por e-mail com valores enganosos no corpo do texto do e-mail e por apresentar erros na hora de efetuar as compras.
Por fim, também foi autuado o site e aplicativo Buscapé por informar erroneamente os valores de revenda de produtos analisados e apresentar anúncios de produtos que tiveram aumento abusivos nas vésperas da Black Friday.