No último domingo (26) o Ministério da Agricultura informou que o Brasil vai exportar gergelim para a Índia e passará a importar sementes de milho. A informação da abertura do mercado do país para o produto nacional, foi antecipado após conversa com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, embaixador Orlando Ribeiro.
A pasta diz que o intercâmbio entre os dois países foi anunciado nesta segunda-feira, 27, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no Seminário Business Day Brasil-Índia, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em Nova Délhi.
“Levo para o Brasil um ganho, que é abertura das exportações de gergelim do Brasil para a Índia – grande produtor desta commodity. O Brasil vai poder contribuir suprindo a demanda de gergelim, o que é importante para uma nova cultura que o Brasil vem desenvolvendo”, afirmou a ministra.
Tereza Cristina disse no seminário que o potencial de comércio e de investimentos entre Brasil e Índia “é enorme”. “Tenho plena convicção de que a ampliação dessas trocas resultará, rapidamente, em crescimento socioeconômico para nossos países”, disse a ministra.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da IstoÉ)