A Caixa Econômica Federal informou, neste sábado (dia 9), que dos 50 milhões de brasileiros que receberam do auxílio-emergencial de R$ 600 autorizado pelo governo, 93% já movimentaram os recursos por meio de saque, cartão cidadão ( Bolsa Família), poupanças digitais ou com a transferência feita a outras instituições bancárias.
Neste sábado, 680 agências abriram entre 8h e 12h para atender a população. Segundo o vice-presidente de Rede de Varejo , Paulo Henrique Angelo, o banco observou uma “redução drástica” nas filas na última semana e, por isso, diminuiu o número de agências para atendimento hoje.
– Não temos mais filas, as filas estão zeradas. E, acertadamente, hoje abrimos 680 agências. Praticamente, por todo período da manhã, essas agências permaneceram sem demandas de pessoas, uma vez que todos que compareceram foram atendidos- afirmou.
Ainda de acordo com o vice-presidente da Caixa, até as 12h deste sábado foram realizados 80 mil saques do auxílio emergencial – número bem inferior ao observado na sexta-feira, de 270 mil, no mesmo horário. Mas segundo ele, a queda já era esperada.
– Um em cada três brasileiros adultos tiveram crédito do auxílio emergencial neste mês, se a gente comparar é como se toda a população da Espanha ou da Argentina tivesse recebido o auxílio – destacou.
Angelo reforçou também que a Caixa aguarda receber na próxima semana um novo lote de cadastro analisados pela Dataprev , e assim começar o cronograma e pagamento da segunda parcela do auxílio.
(Texto: Ana Beatriz Rodrigues com informações do Jornal Extra)