Você é muito cringe ou passou por situações assim? Não sabe o que é? O termo é da língua inglesa e trata-se de um gíria. A palavra é usada para destacar momentos nos quais passamos uma situação desconfortáveis e constrangedoras. É desta forma que é utilizada – e muito – nas redes sociais: “vergonhoso”.
A repercussão tomou o Brasil após a podcaster Carol Rocha tweetar uma pergunta “conflituosa” entre gerações. “O que os jovens da Geração Z ‘acham um mico’ nos Millenials. Logo ela se corrigiu: “(acho q falar mico já passou, é cringe né)”.
Foi imediata a reação na internet. As respostas foram as mais diversas como gostar de Disney, usar emojis, tomar café da manhã, usar peças como calça skinny ou sapatilha de bico redondo, pentear o cabelo repartido para o lado e até usar a palavra “boleto”. Para eles tudo isso era evidência de atitudes cringes.
Conflitos
Sempre haverá conflitos entre gerações. A atual fica entre Milennials e Z. A sociologia coloca os nascidos de 1980 e 1990 como “Millennials” ou “Geração Y”, ou melhor até o final do século. Já os da “Geração Z”, “GenZ” ou “pós-Millennials” nasceram entre 1995 e 2010. Que também são conhecidos como “nativos digitais”.