O último dia do inverno em Mato Grosso do Sul será de tempo e seco, já que o Estado ainda sofre com a onda de calor extrema, que atinge todo o país. Além disso, são previstos baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%.
Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
Conforme o Cemtec, Campo Grande terá mínima de 25°C e máxima de 36°C. Em Dourados, 24°C pela manhã e 39ºC pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 24°C inicialmente e sobem até os 39ºC. No Conesul, Iguatemi registra mínima de 23°C e máxima de 39°C. Em Ponta Porã, valores ficam entre 23°C e 36°C.
Em Corumbá, na região pantaneira, a mínima será de 27°C e máxima de 38°C; Aquidauana terá variação entre 26°C e 40°C. No sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 27°C e atinge os 41°C. No norte, Coxim terá 26°C cedo e alcançará os 39°C ao longo do dia. No Bolsão, Três Lagoas registra 24°C pela manhã e 38°C de tarde.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta para aumento de temperaturas, e a possibilidade é de recordes de temperatura, com máximas de 40ºC a 42°C.
O alerta vermelho, ou seja, de grande perigo, indica aumento acima da média de até 5°C da temperatura e risco de hipertermia, sendo a elevação da temperatura corporal em mais de 40°C, que pode evoluir para um óbito. O aviso vale até domingo (24), para todos os municípios do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), setembro já registrou recordes de temperaturas em cidade de Mato Grosso do Sul.
Leia mais:
Com risco de morte, meteorologia emite alerta vermelho para onda de calor