De forma gradativa, o transporte público coletivo está voltando ao ritmo da normalidade. Com medidas de biossegurança implantadas, a ampliação do horário de funcionamento dos terminais tem agradado a população que trabalha no período noturno, que sentia dificuldades para voltar para casa após o serviço.
Na quarta-feira (21), os terminais voltaram a funcionar até 23h30 (chegada das últimas linhas troncais), quando saem os ônibus que levam os usuários para os bairros, que chegam ao trajeto final por volta da meia-noite. Na Praça Ary Coelho, foram retomadas as linhas especiais do horário da 00h40, que seguem direto para os bairros.
O diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende lembrou que até o início da semana os terminais funcionavam até as 21h. Segundo ele, o horário ampliado ainda não é o mesmo funcionamento de antes da pandemia, mas assim como outros locais que ampliaram seus horários, a prefeitura viu a necessidade da mudança.
“Se já existe flexibilização de horário de outros estabelecimentos, vimos a importância de estender o funcionamento, dando segurança as pessoas evitando aglomerações. Se ocorrer tudo certo, quem sabe voltamos atender no horário de antes até a 00h”, disse.
A ampliação tem agradado trabalhadores que comemoraram o novo horário. A atendente de telemarketing Luana Carvalho, de 25 anos, trabalha no período da noite e passava por dificuldades com horário reduzido do funcionamento do transporte.
“Ao sair, já havia passado a última volta, então a empresa estava tendo que arcar com o valor do aplicativo de transporte para eu voltar para casa”, contou.
Com isso, a jovem teve que mudar o horário para conseguir pegar a última volta do ônibus. “Mudaram meu horário, pois a empresa não tinha como pagar para tantos funcionários irem embora, agora que o horário foi ampliado, vai facilitar a vida não só do patrão, como do funcionário”, observou.
A mudança foi aceita por boa parte dos usuários, que ainda cobram por mais fiscalização e segurança quando se trata de biossegurança.
Benéfico para empresários
O novo horário do transporte coletivo é um alívio para donos de bares e restaurantes. De acordo com o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Juliano Wertheimer, a retomada do funcionamento até as 23h30 é também resposta a uma solicitação antiga da categoria.
(Texto: Dayane Medina)