Profissionais da saúde dos municípios do interior do Estado já podem tomar a terceira dose da vacina. A SES (Secretária de Estado de Saúde) autorizou as cidades a realizarem a aplicação das doses de reforço de forma decrescente por idade, desde que a pessoa tenha completado o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses, independente de qual vacina recebeu. Recebem o imunizante trabalhadores a partir de 40 anos até 18 anos.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende destacou a importância de avançar na aplicação da terceira dose. “Mato Grosso do Sul mostra o compromisso com a vacinação contra COVID e com a vida dos profissionais da saúde. Logo conseguiremos abranger um público maior para a dose de reforço”, disse.
A recomendação é que seja dada prioridade para os trabalhadores da saúde que estejam atuando na linha de frente no combate e enfrentamento da COVID-19. Outra orientação é que os municípios continuem aplicando as doses de reforço em idosos e pessoas com doenças autoimunes com esquema vacinal completo a pelo menos quatro meses.
Repercussão nacional
Mato Grosso do Sul é destaque nacional no enfrentamento à COVID-19, sendo o que mais vacinou proporcionalmente sua população contra o vírus. O resultado positivo é atribuído a rapidez na distribuição dos imunizantes para os municípios.
Embora o Estado apresente bons resultados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforçou que ainda não é o momento de baixar a guarda, sendo necessário o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento. “E se chegar à sua vez, vacine”!
(Com assessoria)
Veja mais notícias no Jornal Impresso