Desde ontem (14) Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestade, com chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos, de cores amarelo a laranja que representam perigo potencial e perigo com validade até as 11 horas desta quinta-feira (15).
Na Capital por exemplo, as pancadas de chuva de ontem foram de 25,8 milímetros na região Central e 13,22 milímetros na região da Embrapa, segundo o meteorologista Natálio Abraão. Os ventos chegaram a 80 km/h e as temperaturas caíram de 38,6°C para 20,3°C em 20 minutos.
De acordo com o Climatempo, as intensas rajadas de vento associadas com pancadas de chuva, são provocadas por nuvens cumulonimbus. Trata-se de nuvens típicas de temporal, que se desenvolvem em uma atmosfera úmida e quente, e que se tornam cada vez mais comuns no decorrer das estações primavera e verão.
Quinta-feira com chuva e máxima de 35°C no Estado
A quinta-feira (15) será de céu nublado a encoberto com possibilidade para pancadas de chuvas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A previsão é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
A umidade relativa do ar estará elevada neste dia com variação de 80% a 50%. Os ventos terão intensidade fraca a moderada em todas as regiões com possibilidade de rajadas em todas as regiões, em especial as áreas sul e bolsão.
Em suma temperaturas ficarão amenas neste dia, podendo variar entre 20°C a 35°C no Estado. Para a Capital a mínima estimada é de 23°C e a máxima de 29°C.
(Com informações: Portal MS)