Com a Black Friday ocorrendo em todo o país, os consumidores devem ficar atentos aos anúncios de promoção para não ter prejuízos. O superintendente do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) estadual, Marcelo Salomão, deu algumas recomendações para que ninguém seja enganado.
”Como é um dos eventos comerciais mais importante do ano, é fundamental que o consumidor foque no produto que queira comprar, tenha cuidado com as garantias estendidas, com a venda casada e a publicidade enganosa”, disse.
”Tudo aquilo relacionado ao direito do consumidor a nossa unidade móvel está apta para resolver o problema. Desejo boas compras a todos, mas se o consumidor tiver algum problema, nós trouxemos a unidade móvel ao centro da cidade para resolvermos na hora e para que haja equilíbrio na hora do consumo”, completou.
As orientações são ainda mais importante quando as compras são feitas de forma virtual. ”Cerca de 68% da Black Friday é feito virtualmente, então é importante o consumidor verifique se o site tem cadeado de segurança [no https], conversar com outros consumidores, tirar ‘print’ de todas as telas e fugir dos sites que redirecionam [para outros sites] são fundamentais”, revelou.
De acordo com Salomão, também aumentou as fraudes de pagamentos realizados por PIX, QR Code e boleto. ”Nessas ocasiões, verifique se o destinatário é o fornecedor, para evitar um golpe que tem sido frequente em Mato Grosso do Sul. Publicamos no nosso site a relação dos sites com mais reclamações em 2021. No ano passado, tivemos reclamações de compra de celulares e entrega de tijolos. Então cuidado na hora de cuidar do seu dinheiro”, aconselha.
A lista do são do Procon não se trata de sites fraudulentos, mas sim de sites que tiveram o maior número de reclamações. (Com Dayane Medina)
Acompanhe as lives com a entrevista completa por meio do facebook