A 4º dose da vacina para Covid-19 em MS poderá ser aplicada em indivíduos a partir de 40 anos de idade ou mais. A decisão partiu da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e uma portaria autorizando o início das aplicações será publicada, com autorização de aplicação a partir deste sábado (18).
A quarta dose de reforço só poderá ser administrada na população após 4 meses da aplicação da terceira dose de reforço.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a antecipação da decisão representa o avanço da vacinação contra a Covid-19, que se traduz em ganhos para a saúde pública.
“Por isso, nós pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, explica Britto.
As vacinas que vão ser aplicadas em mais esse reforço, contempla, preferencialmente, a plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral (AstraZeneca/Janssen). Não se recomenda Vacinas AstraZeneca/Janssen para gestantes e puérperas.
Segundo o Vacinômetro, disponível no site da saúde do Estado, apontam que até a última sexta-feira (17), já foram imunizadas 211.931 pessoas com a quarta dose de reforço.
A Resolução AD Referendum CIB Nº 97/CIB/SES ainda será publicada no Diário Oficial do Estado, mas a medida já entra em vigor a partir deste sábado (18). A SES/MS ressalta que a estratégia de vacinação é responsabilidade dos municípios.
Com informações da Secretaria de Estado de Saúde.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.