SES lança campanha de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

Campanha de Mobilização de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika é lançada, nesta quarta-feira (11), por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Portanto com o tema ‘Aproveite a Quarentena e Limpe seu Quintal!’ diversas ações estão programadas para este mês como webnários e o lançamento da produção da Biofábrica. Logo no dia 21 de novembro, acontecerá o Dia “D” de combate à Dengue, Chikungunya e Zika no Estado.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a população não deve se descuidar do Aedes aegypti. “É preciso lembrar que a dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso o lançamento desta campanha. Os cuidados devem continuar e a proposta do Dia D, assim como as demais ações, são muito importantes para a conscientização da comunidade. Não podemos baixar a guarda. Vamos aproveitar que muitas pessoas estão ficando em casa por conta da pandemia da Covid-19, para intensificar a guerra contra o mosquito”.

Segundo o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, militares da Capital e do interior serão mobilizados para ajudar na campanha de conscientização. “No Dia D, os militares participarão de ações que serão desenvolvidas em Campo Grande, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e em cidades do interior do Estado”.

Foi pactuado para que os municípios façam um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em novembro. A SES comprou 400 equipamentos novos como bombas para borrifação utilizadas pelos municípios, sendo 200 UBV Costal Motorizado, 200 bombas de pressão prévia e 20 de UBV pesado, que foram adquiridas e serão entregues pela SES. O valor do investimento foi de R$ 2.102.480,00 do Fundo Especial de Saúde.

E suma o Plano de Contingência para Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti do Estado de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde, foi aprovado pelos municípios neste ano e vale até 2022.

(Divulgação: Portal MS)

Veja também: Quarta-feira segue com chuva em todas as regiões do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *