Semana do Meio ambiente tem ações virtuais com apoio do MIS-MS

Memorando a partir de amanhã a Semana do Meio Ambiente, o Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo realizam o evento de forma virtual por meio da plataforma Zoom, homenageando as mulheres observadoras de aves.

Na programação o público ainda confere a transmissão “O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves: do Sertão ao Fim do Mundo”, live em parceria com o WWF/Brasil e do Coletivo Cunhataí Guyrá de Mulheres Observadoras de Aves do MS, no dia 15 de junho às 14h.

Com a participação de pesquisadoras e observadoras de aves como Martha Argel; Maiara Vissoto; Jéssica Menq e Maria Regina Silva, com a mediação de Júlia Boock e Simone Mamede, a pesquisadora Maristela Benites explica que: “É importante a inserção da mulher em todos os contextos de produção, como a científica”.

“Na biologia de campo, a exemplo da ornitologia, ainda é um universo dominado pelo gênero masculino e precisamos mostrar que há várias mulheres atuando nessa seara também. Por isso a oportunizar esses espaços de fala é importante para tornar conhecidos vários trabalhos, valorizá-los e inspirar outras mulheres para que percebam que podem estar e atuar onde quiserem”, complementa Maristela.

De acordo com a assessoria, através do site da Fundação de Cultura (fundacaodecultura.ms.gov.br), os participantes poderão visitar uma galeria de fotos virtual, além de publicações de fotos de aves e mulheres nas redes sociais.

Presidente da Fundação, Mara Caseira aponta que: “a paixão pela fotografia e pela natureza tem motivado muitas mulheres a fotografarem aves. Em grupos ou até mesmo sozinhas, essas observadoras de aves têm unido em uma única ação, a arte fotográfica com a maravilha do nosso meio ambiente. Além de divulgar a beleza das aves, vale ressaltar que a junção da ornitologia com a fotografia promovem a conservação das espécies”.

Instituto Mamede

Empresa brasileira, criativa e inovadora, que atua nas questões socioambientais e de sustentabilidade, seus trabalhos são conhecidos por serem voltados exclusivamente à conservação da biodiversidade e à melhor qualidade de vida das comunidades.

Atuando em diversos biomas brasileiros e da América do Sul nos segmentos de Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Ecoturismo e Vivências na Natureza, há quatro anos que o instituto tem parceria com o MIS-MS, contando com o museu nas ações que chamam a atenção para a conservação, a valorização e o reconhecimento da biodiversidade do Mato Grosso do Sul.

É possível destacar a importância do reconhecimento do meio ambiente enquanto elemento inspirador da cultura e práticas de sustentabilidade, como reflexos dessa parceria. “Isso fortalece a construção de uma sociedade mais justa, consciente e sustentável tendo como princípios a educação ambiental e o respeito à diversidade e manifestações de vida”, disse a pesquisadora Simone Mamede (com assessoria).

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *