O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prometeu nesta quarta-feira (20) que o governo vai trabalhar para reduzir o índice de desmatamento, entretanto, o mesmo não estabeleceu metas ou prazos. Entre agosto de 2018 e julho de 2019 o desmatamento na Amazônia bateu recorde com aumento de 29%, conforme dados divulgados na segunda-feira (18).
De acordo com informações da Reuters, segundo o ministro, a intenção é ter uma redução no próximo ano, “e do ponto de vista de tendência, eliminar o desmatamento ilegal”.
“O que percebemos é que mais importante que estabelecer metas numéricas é estabelecer uma estratégia. Estratégia inclusive que o primeiro item é o alinhamento com os Estados, que ficou 100% estabelecido hoje”, disse o ministro em entrevista depois de reunião com os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal.
Os números apontaram que o aumento registrado é o terceiro maior da história.
No âmbito de políticas públicas para conter esse crescimento, Salles comenta que parte da estratégia do governo é obter recursos internacionais para desenvolver atividades econômicas legais na região Amazônica.
“É necessário que recursos em volume considerável, compatíveis com a preservação da Amazônia, passem a fluir para países em desenvolvimento. Há um alinhamento total dos Estados com governo federal para essa negociação”, garantiu o ministro.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da Reuters)