O estado de São Paulo está fazendo por dia, oito mil testes para diagnóstico do coronavírus (covid-19), conforme informado nesta quinta-feira (4) pelo diretor do Instituto Butantan e membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Dimas Covas. O número das testagens são referente aos exames de RT-PCR (que identifica o material genético do vírus) e pelo teste rápido (que identifica a presença de anticorpos do vírus no sangue).
De acordo com Dimas, o estado está ampliando a capacidade de testes do novo coronavírus. Isso já teve início em meados do mês passado, quando começaram a ser testados policiais e seus familiares. No total, SP tem mais de 8,5 mil pessoas mortas por conta do vírus.
Serão testados 35 mil policiais militares, civis, bombeiros e técnico-científicos e as famílias desses policiais, em um total de 145 mil exames. Até este momento, conforme Dimas, foram testados cerca de 70 mil policiais e seus familiares. Desse total, 20% demonstraram ter tido contato com o vírus.
Além disso, começa a ser testada nesta quinta-feira, a população da Fundação Casa, em suas 138 unidades do estado, com 4,8 mil internos e os profissionais da saúde do Hospital das Clínicas (HC) na cidade de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Outro público que começará a ser testado entre hoje e amanhã são as pessoas que vivem nos 552 asilos do estado.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)